Alunos de Engenharia desenvolvem projetos em parceria com a comunidade do Parque da Cidade

Alunos de Engenharia do CTC/PUC-Rio desenvolvem projetos em parceria com a comunidade do Parque da Cidade

Iniciativa faz parte da reforma curricular que estimula pensamento crítico dos estudantes

Alunos dos cursos de Engenharia do Centro Técnico Científico da PUC-Rio criam projetos que viabilizam melhorias na comunidade Vila Parque da Cidade, Zona Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte da reforma curricular dos cursos de graduação do Centro Técnico Científico da PUC-RIO, com disciplinas que estimulam trabalhos de extensão acadêmica, com adesão e desenvolvimento da comunidade. O principal objetivo vai além da entrega de um protótipo final acabado. A ideia principal é estimular o pensamento crítico dos alunos e fazer com que ele tenha esse olhar mais amplo para as necessidades da sociedade. 

“Fizemos uma reforma em nossos currículos para implementar disciplinas que desenvolvam o pensamento crítico e outras habilidades sociais. Fundamentalmente, entendemos que a missão da universidade é formar profissionais com um olhar humano atento para questões importantes à sociedade. Nossas parcerias nas disciplinas de projeto sempre trazem essa troca. Aprendemos todos juntos", afirma o coordenador da disciplina de projeto integrado do CTC/PUC-Rio, Wilson Reis. 

Acompanhado por um agente ambiental, que também é um líder comunitário – o vice-presidente da associação, Leandro Urso – professores e estudantes entraram em contato com alguns problemas que podem ser resolvidos por meio de projetos de engenharia. Dentre os trabalhos, podemos destacar a automatização para a distribuição de água na horta orgânica e o desenvolvimento de um sistema de controle para notificar as encomendas recebidas na associação de moradores, uma vez que alguns não possuem CEP, o que dificulta o recebimento de cartas, comunicações e produtos. 

“Os alunos passam por todas as etapas de um projeto de engenharia, desde levantar o problema, fazer a proposta de solução, estabelecer o cronograma e o gerenciamento de recursos. No fim, conseguimos cumprir uma função didática, mas também a função social. Ao se depararem com problemas reais, eles amadurecem rápido e tem sido bem legal vivenciar isso com eles”, explica o professor do Departamento de Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio, João Ricardo Nunes.

Segundo o vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Parque da Cidade, Leandro Urso Santos, cada projeto executado trouxe um diferente impacto positivo tanto na vida dos moradores da comunidade, quanto aos visitantes do Parque. 

“O mais legal da parceria com a PUC-Rio é ver que os projetos dos calouros estão com nível bem alto. Para citar alguns, eles já desenvolveram placas solares para o Museu Histórico da Cidade; filtros naturais com aproveitando da água do Rio Rainha; sensores de carros para o estacionamento e sensor para a horta para ver se a terra está úmida. Outro muito importante foi a criação de sensores para acender a luz quando as pessoas passam, pois não pode ter iluminação direta no parque, em razão dos cuidados com os animais, concluiu Leandro Urso, que também é agente ambiental da Prefeitura do Rio de Janeiro.

 

 

segunda-feira, 30 de setembro de 2024
Carregando