CTC representado na final do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024!

Livro escrito por professores do Departamento de Informática é finalista na categoria Ciência da Computação

Com orgulho, celebramos que o livro “Engenharia de Software para Ciência de Dados: um guia de boas práticas com ênfase na construção de sistemas de Machine Learning em Python”, editado pela Casa do Código e redigido por Marcos Kalinowski, Tatiana Escovedo, Hugo Villamizar e Helio Lopes, professores do Departamento de Informática do CTC/PUC-Rio, foi selecionado entre os finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, na categoria Ciência da Computação. A lista foi anunciada na tarde desta quinta-feira (18/07), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A premiação literária foi criada neste ano para reconhecer obras nas áreas científicas, técnicas e profissionais. Ao todo, são 29 categorias, divididas nos eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais e 1953 livros foram inscritos para o novo prêmio. O vencedor de cada divisão irá receber uma estatueta e R$ 5 mil em reconhecimento. A cerimônia dos escolhidos acontecerá no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo (SP).

Sobre o livro

Os recentes avanços na área de Ciência de Dados - em especial em Machine Learning - têm tornado viável e de relevância prática novas soluções de software, que podem aprender a partir de dados e realizar predições inteligentes. Entretanto, para que esses sistemas tenham sucesso, devem ser construídos considerando as boas práticas da área de Engenharia de Software.

O livro compila evidências científicas e experiências práticas de formação dos autores, que em 2021 criaram o primeiro curso de extensão em Engenharia de Software para Ciência de Dados do país, formando centenas de alunos em diversas turmas oferecidas pela PUC-Rio, tanto abertas quanto in-company. O propósito é ajudar a formar profissionais essenciais para a inovação e a transformação digital das empresas, capazes de construir sistemas de software inteligentes com agilidade e qualidade.

Mais informações sobre a obra e os autores no link: https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-escd

sexta-feira, 19 de julho de 2024