Decanato realiza debate para lançamento de E-book sobre o tratamento de material radioativo de origem natural na Indústria de Óleo e Gás no Brasil

Decanato realiza debate para lançamento de E-book sobre o tratamento de material radioativo de origem natural na Indústria de Óleo e Gás no Brasil

Evento realizado em parceria com o Coordenação Central de Parcerias e Inovação -CCPIN. O livro encontra-se disponível para download na Editora PUC-Rio. 

Para a ocasião do lançamento do e-book "Alternativas Tecnológicas para o Tratamento e Armazenamento do Material Radioativo de Origem Natural (NORM) da Indústria de Óleo e Gás no Brasil”, coordenado pelo Vice Decano de Desenvolvimento, Prof. José Marcus Godoy, em parceria com o Dr. Rogério Pimenta Mourão, chefe do Serviço de Gerência de Rejeitos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), o Centro Técnico Científico organiza um debate na próxima terça-feira (03/12), das 17h30 às 20h30, no Decanato, Prédio Leme, 12º andar, da PUC-Rio, Gávea (RJ).

Vão compor a mesa redonda, como mediador, o Prof. José M. Godoy, consultor da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para aspectos da caracterização de resíduos tipo NORM, professor titular do Departamento de Química e Vice Decano de Desenvolvimento do CTC/PUC-Rio, o Sr. Ailton Dias, Gerente da Divisão de Resíduos Radioativos da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN e o Sr. Marcelo Valinhas, Gerente Setorial de Resíduos e NORM, da Petrobrás.

O evento traz como tema de discussão os desafios e as perspectivas do gerenciamento de NORM no setor de Óleo e Gás e tem apoio da CCPIN (Coordenação Central de Parcerias e Inovação da PUC-Rio) e da Casa de Inovação PUC-Rio. Os interessados em participar devem confirmar presença através do e-mail fagundes@puc-rio.br. 

Link para download gratuito do e-book na página da Editora PUC-Rio: https://www.editora.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1325&sid=3 

Sobre o Livro 

A gerência adequada do Material Radioativo de Ocorrência Natural – ou NORM (Naturally Occurring Radioactive Material) – gerado na exploração de petróleo e gás é uma grande preocupação para este importante segmento industrial no Brasil. Em 2004, o órgão regulador nuclear estendeu a aplicabilidade das normas nucleares às instalações produtoras de petróleo e gás. Desde então, as empresas produtoras de petróleo instaladas no Brasil vêm buscando soluções para a deposição desse material contendo basicamente 226Ra e 228Ra.

Este livro tem como objetivo elaborar estratégias claras para o destino, o tratamento e a deposição do NORM gerado pela indústria de petróleo e gás no Brasil, de forma segura para a sociedade, o meio ambiente e as gerações futuras. Os principais resultados são a revisão do marco legal brasileiro relacionado à deposição de rejeitos perigosos, incluindo materiais radioativos, e a compilação das melhores práticas em todo o mundo para o fechamento do ciclo da geração de NORM e a legislação correspondente nos países estudados.

Sobre os autores coordenadores 

José Marcus de Oliveira Godoy possui bacharelado em Química Industrial pela PUC-Rio, mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ e doutorado em Radioquímica pela Universidade Técnica de Munique/Alemanha. Pesquisador-sênior aposentado do Instituto de Radioproteção e Dosimetria/Comissão Nacional de Energia Nuclear, do qual foi diretor. Pesquisador do 1-B do CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e ex-membro do conselho diretor da União Internacional de Radioecologia. Consultor da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para aspectos da caracterização de resíduos tipo NORM. É professor titular do Departamento de Química e vice-decano de desenvolvimento do Centro Técnico Científico da PUC-Rio.  

Rogério Pimenta Mourão possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (convênio IPEN/USP). Rogério é tecnologista sênior da Comissão Nacional de Energia Nuclear, lotado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, em Belo Horizonte. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em gerência de rejeitos radioativos, atuando principalmente nos temas transporte de produtos perigosos e deposição de rejeitos radioativos. Rogério ocupa o cargo de chefe do Serviço de Gerência de Rejeitos e é coordenador técnico do projeto para implantação do repositório nacional de rejeitos radioativos e do Laboratório de Ensaio de Embalagens de Transporte. É professor do Curso de Especialização em Gerenciamento de Rejeitos Radioativos do CDTN. 

Sobre os coautores

Clédola Cássia Oliveira de Tello é engenheira química e Mestre em Engenharia Nuclear pela UFMG e Doutora em Engenharia Química pela UNICAMP, com treinamento e estudo na França, Alemanha, EUA e Espanha. Atualmente é pesquisadora do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) da CNEN. Coordenadora do projeto CENTENA, Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental no qual serão armazenados os rejeitos radioativos do uso da energia nuclear no Brasil e serão realizadas atividades de PD&I em gerência de RR. Professora e orientadora da Pós-Graduação do CDTN/CNEN,  stricto e lato sensu. Responsável pelo LABCIM, atua nos temas: cimentação, rejeitos radioativos e perigosos, gerência de rejeitos, avaliação do produto solidificado e repositório. Especialista convidada para projetos da Agência Internacional de Energia Atômica na área de rejeitos radioativos. Membro do Conselho Curador da ABDAN. 

Gisele Birman Tonietto possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Química Analítica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Trabalha na PUC-Rio, onde possui um triplo pertencimento, atuando como Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento na Coordenação Central de Parcerias e Inovação (CCPIN), no Centro Técnico Científico (CTC) e no Laboratório de Humanidades Digitais (DHLab). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia de íons, microondas, especiação de arsênio e selênio, análise isotópica de carbono, hidrogênio e oxigênio. Participa de diversos projetos no âmbito da indústria de óleo e gás, atua divulgando ciência e tecnologia, elaborando conteúdo digital, promovendo entrevistas, mesas redondas, treinamentos e sobretudo na conexão entre empresas, indústrias e a universidade. Recebeu o Diploma de Mérito Universitário em 2016 e 2021. É Membro das Câmaras Técnicas de Petróleo e Gás e de Tecnologia Inovação e Competitividade do Conselho Regional de Química - CRQ-RJ.

Manoel Mattos Oliveira Ramos é engenheiro eletricista com mestrado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalhou por 25 anos no Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) na área de Metrologia das Radiações Ionizantes, tornando-se especialista em instrumentação nuclear para radioproteção. Em 2009 foi transferido para a CNEN/Sede onde ingressou na área regulatória de gerência de rejeitos, vindo a se dedicar à inspeção de instalações petrolíferas com ocorrência de NORM.

Valeria Cuccia é engenheira química com mestrado e doutorado em Ciências Nucleares. Trabalha no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear, com o gerenciamento de fontes seladas fora de uso e rejeitos radioativos. Conduz e participa de projetos de pesquisa relacionadas ao tratamento e deposição de rejeitos radioativos, especialmente orgânicos e NORM, imobilização em geopolímero, análise de segurança e análise de ciclo de vida aplicada a gerência de rejeitos radioativos.

 

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
Carregando