Na edição de 2025, os cientistas dos quatro grandes experimentos do CERN — ALICE, ATLAS, CMS e LHCb — foram os ganhadores do prêmio oferecido pela Breakthrough Prize Foundation. Entre os premiados estão a Prof. Carla Göbel e dois de seus alunos de doutorado, do Departamento de Física. Através de seus projetos com o experimento LHCb, a PUC-Rio é uma instituição formalmente associada ao CERN.
Nas palavras da Fundação, “o Prêmio Breakthrough, conhecido como o “Oscar da Ciência”, reconhece os principais cientistas do mundo que trabalham nas ciências fundamentais — as disciplinas que fazem as maiores perguntas e encontram as explicações mais profundas. Os laureados são homenageados em uma cerimônia anual transmitida globalmente, que celebra suas conquistas e inspira a próxima geração de cientistas.”
O prêmio foi concedido às colaborações por suas “medições detalhadas das propriedades do bóson de Higgs, confirmando o mecanismo de quebra de simetria da geração de massa, a descoberta de novas partículas fortemente interativas, o estudo de processos raros e assimetria matéria-antimatéria, e a exploração da natureza nas distâncias mais curtas e nas condições mais extremas no Grande Colisor de Hádrons do CERN”.
Mais detalhes em