Pesquisa usa Inteligência Artificial Explicável para análise de substâncias com potencial farmacológico

Pesquisa do Departamento de Química usa Inteligência Artificial Explicável para análise de substâncias com potencial farmacológico

Metodologia ancorada na técnica de aprendizagem de máquina (machine learning) incide sobre a atribuição de novos medicamentos

Pesquisa do Laboratório de Sistemas Complexos do Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio elaborou nova metodologia com uso de Inteligência Artificial Explicável para análise de dados toxicológicos atrelados ao desenvolvimento de medicamentos. Segundo o coordenador do projeto, professor André Pimentel, o método permite elucidar como funcionam as interações das substâncias químicas no organismo.

“A Inteligência Artificial Explicável (IAE) trabalha com algoritmos mais transparentes do que a IA tradicional, o que permite obter conhecimento das características mais importantes do sistema e como elas se relacionam. Com essa tecnologia, já pudemos identificar partes específicas das moléculas que influenciam sua toxicidade ou eficácia terapêutica”, explica o professor do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio.

Recentemente, o grupo de pesquisa teve estudo publicado na  ACS Chemical Neuroscience da American Chemical Society. O trabalho debruçou sobre avaliação da penetração da barreira hemato-encefaálica de medicamentos que atuam no cérebro, relevantes para doenças neurodegenerativas, meningites e até cânceres.

Um dos grandes desafios da medicina moderna é a necessidade de os medicamentos atravessarem a barreira hematoencefálica no cérebro. Nós pudemos identificar moléculas ativas e explicar por que elas conseguem chegar ao cérebro. Esse avanço poderá, potencialmente, revolucionar a forma como desenvolvemos novos medicamentos para tratar essas condições. Nossos resultados explicam que a influência de alguns grupos químicos apresenta maior poder de interferência”, comenta André Pimentel.

Outras aplicações

O método desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Complexos do Departamento do CTC/PUC-Rio tem se mostrado útil em outros campos da toxicologia médica, como na ciência da endocrinologia e metabologia, na busca pela identificação de substâncias que atuem como disruptores endócrinos dos hormônios. Além disso, em outro trabalho recente, publicado na revista Molecular Systems Design & Engineering da Royal Society of Chemistry, os pesquisadores aplicaram a metodologia para compreender potenciais causas para algumas substâncias provocarem a indução de mutações genéticas que podem causar câncer. Elas devem, portanto, ser evitadas no desenvolvimento de medicamentos.

O trabalho contou com a participação do aluno da graduação Lucca Caiaffa Santos Rosa. A pesquisa recebeu o Prêmio Destaque de Iniciação Científica PIBIC 2024 durante o XXXII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica.

terça-feira, 15 de outubro de 2024