Evento discute resultado de pesquisa sobre impacto das mudanças climáticas e incêndios florestais no Alto Xingu
Seminário é extensão de projeto da Fiocruz com parceria dos laboratórios LQA e LabMAM do Departamento de Química
No dia 19 de abril (sexta-feira), o Departamento de Química, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) promove o seminário Impactos e desafios das mudanças climáticas no Brasil, às 14h, no Auditório Padre Anchieta – Pilotis do edifício Cardeal Leme, da universidade, na Gávea. No encontro, serão apresentados alguns resultados do projeto Avaliação de impacto à saúde decorrente das mudanças climáticas e dos incêndios florestais sobre os povos indígenas, realizado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz. O evento contará também com a participação do INPE e de professores de outros centros da PUC.
"Queríamos ampliar o debate e envolver diversas áreas de conhecimento, das ciências humanas às ciências técnicas. O apoio da reitoria na organização, tanto da exposição quanto do seminário, representa um chamado comunitário para discutir as formas de enfrentamento aos problemas causados pelos incêndios florestais – não apenas sobre a saúde dos povos originários, mas também no impacto das mudanças climáticas que atinge a todos nós", afirma Adriana Gioda, professora do Departamento de Química, do Centro Técnico Científico da PUC-Rio e organizadora do seminário.
Em paralelo ao evento, a PUC-Rio também exibe, no bloco B do edifício, a Mostra Fotográfica "Impacto à saúde das mudanças climáticas e dos incêndios florestais sobre os povos xinguanos", que reúne fotografias de Henrique Santian e Pirata Waurano, tiradas em 2023, durante as viagens de campo às aldeias da região do Alto Xingu.
Programação:
14:00 h – Abertura – Reitor Pe. Anderson Pedroso, S. J., Dr. Renato Carreira - Diretor do Departamento de Química e Dra. Sandra Hacon - ENSP/FIOCRUZ, coordenadora do projeto
14:20 h - Dra. Sandra S. Hacon – ENSP/FIOCRUZ – "Impactos globais e locais das Mudanças Climáticas"
14:40 h – Dr. Gustavo Felipe Balué Arcoverde – INPE – "Plataforma Adapta Brasil"
15:00 h - Dra. Ludimila Raupp – Depto Biologia PUC-Rio – "Perfil Demográfico e Epidemiológico dos Povos Indígenas no Brasil e Análise dos Primeiros Resultados do Censo Demográfico 2022"
15:20 h - Dra. Ana Schramm – ENSP/FIOCRUZ – "Percepção indígena das Mudanças Climáticas"
15:40 h - Dra. Ana Cristina Malheiros Gonçalves Carvalho – Depto Eng. Civil PUC-Rio – "Projeto Amazonizar"
16:00 h - Dr. Renato Carreira – Depto Química PUC-Rio – "Época da combustão e a crise climática do Antropoceno"
16:20 h – 17:00 h – Debate - Coordenação: Dra. Adriana Gioda - Depto Química PUC-Rio