Projeto coordenado pela Engenharia Industrial da PUC-Rio ganha prêmio internacional das Nações Unidas

Projeto coordenado pela Engenharia Industrial da PUC-Rio ganha prêmio internacional das Nações Unidas

Universidade carioca superou concorrentes da Austrália, China, Estados Unidos e Inglaterra na terceira edição do Universities for Goal 13 

OG2OW: Recommissioning Oil and Gas Platforms to Offshore Wind Energy, projeto coordenado por pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio venceu o Universities for Goal 13, concurso organizado pela Siemens Gamesa, em parceria com a United Nations Sustainable Development Solutions Network (SDSN). A competição objetiva o desenvolvimento de soluções para mitigar problemas ambientais e climáticos no mundo. O trabalho – que também contou com a colaboração de pesquisadores dos cursos de Biologia, Computação e Engenharia Ambiental – superou a concorrência de universidades da Austrália, China, Estados Unidos e Inglaterra.

Criada em 2022, esse é o terceiro ano que acontece a competição e é a primeira vez que um trabalho da América Latina ganha o prêmio.

“Nosso projeto propõe soluções para dois desafios relevantes: a complexidade do processo de descomissionamento + Estímulo/Fomento para transição energética. Por meio do reaproveitamento (recomissionamento) de plataformas petrolíferas para a instalação de torres de energia eólica, avançamos não apenas em direção ao Objetivo 13, mas também adotamos um modelo de economia circular, reutilizando a infraestrutura existente para minimizar o impacto ambiental”, explica a coordenadora do Projeto, Paula Maçaira, professora do Departamento de Engenharia Industrial.

Vale ressaltar que as propostas passam por várias etapas de avaliação conduzidas por um júri de especialistas, com critérios que incluem inovação, impacto social e ambiental, viabilidade técnica e alinhamento com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13. Além disso, é fundamental que elas ampliem o entendimento sobre aspectos técnicos, legais, econômicos e sociológicos, demonstrando o impacto sobre a região.

“Propomos uma ferramenta avançada de tomada de decisão que vai além das abordagens convencionais de reaproveitamento de plataformas. Essa plataforma interativa permite que os usuários avaliem e selecionem plataformas offshore com base em sua adequação para conversão em centros de energia eólica, adaptadas às necessidades específicas. Tal ferramenta capacita tomadores de decisão a otimizar o uso da infraestrutura existente, oferecendo uma alternativa mais econômica e ambientalmente responsável ao descomissionamento”, conclui a docente do CTC/PUC-Rio.

Link para vídeo do projeto vencedor: https://www.youtube.com/watch?v=zA4ziJfi7tQ

 

Laboratórios envolvidos no projeto 

FROG: Forecasting and Resource Optimization Grupo

NIMA: Núcleo Integrado de Meio Ambiente

 

Pesquisadores envolvidos no projeto

Laura Bandeira de Mello - Mestranda em Engenharia de Produção

Gustavo Riedel – Engenharia da Computação (graduação)

Beatriz Almeida – Biologia (graduação)

Enzo Dux – Engenharia de Produção (graduação)

João Victor Baião - Engenharia de Produção (graduação)

Katsuo Homma – Mestrando em Engenharia de Produção

Maria Vitória Gomes – Engenharia Ambiental (graduação)

Pedro Kubrusly – Engenharia de Produção (graduação)

 

Coordenadores:

Paula Maçaira – Departamento de Engenharia Industrial

Fernanda Baião – Departamento de Engenharia Industrial

Ana Cristina Malheiros Gonçalves Carvalho – Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

Lélis Antonio Carlos Júnior – Departamento de Biologia

Fernando Cyrino – Departamento de Engenharia Industrial


 

segunda-feira, 7 de outubro de 2024
Carregando